A Cooperativa Sicoob Fronteiras, pioneira no município de Cacoal, no segmento do cooperativismo de crédito, completa 20 anos no próximo dia 19. A instituição, que desde o início estava presente em cidades do estado de Rondônia, ampliou sua área de atuação em 2019, passando a atender também municípios do Mato Grosso.
Denominada a princípio de CrediCacoal, a cooperativa adotou posteriormente o nome de CrediSIS Leste. Esse ano se filiou ao Sicoob Central Rondon, integrante do maior sistema de cooperativas financeiras do País. Com a nova filiação, passou a adotar a denominação de Sicoob Fronteiras.
A cooperativa atende desde o segmento rural ao comerciante, o industrial, o prestador de serviços e o profissional liberal, entre outros agentes econômicos e sociais da comunidade local. O crescimento anual apresentado nas últimas assembleias gira em torno de 30%. Os dirigentes atribuem os resultados positivos à dedicação dos colaboradores e principalmente à confiança e à participação dos cooperados. “Temos obtido resultados extremamente favoráveis, principalmente quando comparados com os de outras instituições do segmento”, disse o presidente do Conselho de Administração, Carlos Biazi.
O presidente também destacou a importância do trabalho realizado pelos fundadores da cooperativa. “Anos atrás, um pequeno grupo de pessoas teve a ideia, a coragem e a visão de encarar o desafio de criar a instituição, que foi e continuará sendo, a precursora do cooperativismo em nossa região, e graças a essas pessoas, hoje temos uma instituição forte e confiável”, disse.
Crescimento
O sócio-fundador Vornei Bernardes da Costa, afirmou que, a exemplo de todos que fundaram a instituição, sente hoje orgulho por entender que contribuiu com a difusão e consolidação do cooperativismo de crédito na Região Norte do País. “E os resultados indicam que esse trabalho tem sido bem feito”, disse.
Vornei afirmou, no entanto, que o País é muito grande e que ainda há muito a ser feito e várias localidades a serem atendidas pelo cooperativismo. Ele acredita que o segmento continuará crescendo, mesmo porque tem peculiaridades próprias que o faz diferente de outras empresas tradicionais. “É uma sociedade de pessoas, constituída para atender essas pessoas, os associados, mas com um interesse muito pronunciado pela comunidade onde estão presentes essas pessoas”, explicou.
Gilmar Luiz Odorisi, que também faz parte da história da cooperativa, desde seus primeiros passos, afirma que se sente cada vez mais encantado com o mundo do cooperativismo de crédito. Logo ao ingressar na instituição, ele se tornou conselheiro fiscal, pelo período de três anos. Em seguida, foi eleito presidente e reeleito por quatro mandatos. Hoje, atua na área de expansão.
Segundo Gilmar Odorisi, o Sicoob Fronteiras vem executando um arrojado projeto de expansão, mas trabalhando sempre com critérios técnicos, cautela e prudência. “Vamos continuar crescendo, quer seja através da conquista de novos cooperados e da realização de novos negócios, como também com a abertura de novas unidades em outras regiões”, afirmou.
As fotos correspondem à manhã festiva nesta segunda-feira reunindo toda a equipe antes de iniciar o atendimento. Parabéns!!!! Fonte: Eli Batista - Assessora de Imprensa